FAQ.Glossary/pt

From Shareaza Wiki
Jump to navigation Jump to search

Glossário para o Shareaza

Este é um pequeno glossário de termos comuns usados com o Shareaza.

Edição avançada Uma escolha de menu clicando com o botão direito, para arquivos que você está baixando. Está disponível no modo avançado. Você pode usar edição avançada para reverificar um arquivo que você suspeita que está corrompido, deletar hashes (misturas) associadas com um arquivo ou adicionar novas, jogar fora partes de arquivos e baixá-las novamente, ou esquecer as fontes para seu download e achar novas. A reverificação para arquivos que se assume como estando completos permite a recuperação dos downloads perdidos, ou dá a você a oportunidade de consertar arquivos levemente corrompidos (por exemplo downloads do Kazaa com pulos aleatórios), assegurando uma correspondência exata com um arquivo na G2. Edição avançada pode também ser usada com downloads do bit-torrent. Assegure-se de que você sabe o que você está fazendo antes de usá-la.

Monitor de Banda {picture file=img/wiki_up//Bandwidth Monitor Up and Down.png} Um pequeno gráfico no topo da tela principal do Shareaza, que mostra sua banda de upload (amarelo) e download (verde). Embaixo do gráfico está um ponteiro triangular de rolagem: mover o ponteiro para a esquerda reduz a quantia de banda que o Shareaza usa, enquanto movê-lo para a direita aumenta a banda usada. Se o ponteiro é movido para a posição absolutamente mais à direita, os limeites que você colocou para banda de upload e download não são respeitados, e o Shareaza irá tentar usar toda a banda disponível em sua conexão de internet. Você pode mostrar ou esconder o monitor de banda indo ao modo avançado e marcando sua entrada no menu Janelas.

Bit-torrent Um protocolo para distrubuir arquivos que o Shareaza (entre outros programas) pode usar. O protocolo bit-torrent envolve um tracker que mantém uma lista de peers e um arquivo de informações (metainfofile) que permite aos clientes conectar a um tracker e verificar os arquivos conforme eles são baixados. O Bit-torrent pode ser usado para distribuir arquivos individuais, ou múltiplos arquivos de uma vez só (chamados batch torrents).

Detecção de Corrupção (corrompimento) Detecta se o arquivo que você está baixando está corrompido. A detecção de corrupção é o que ocorre na situação comum onde o arquivo sendo baixado alcança 100%, mas então volta para 95% ou perto disto. Isto estará prevenindo o som 'ESTRIDENTE' nos arquivos mp3, como aqueles comuns na rede KaZaA.

NOTA: A detecção de corrupção só previne erros que ocorrem na transmissão e escrita de dados e erros relacionados; ela não consegue automaticamente consertar um arquivo sendo baixado por um usuário se o arquivo compartilhado está originalmente corrompido por causa de codificação errada, por exemplo, ela não pode evitar o compartilhamento de lixo! (Então não compartilhe lixo). Para uma nota relacionada à possibilidade de tentar "consertar" arquivos que originalmente têm corrupção ou barulhos estridentes, veja este tópico no Fórum New Users. Isto é de especial interesse para usuários migrando do Kazaa cujos arquivos podem ter alguns estridentes óbvios.

Crack Um pedaço de software ilegal que permite a você usar programas sem o cd, ou se livrar da janela "experimente-e-depois-compre", como no winzip. Os foruns do Shareaza não recomendam o uso de tais programas, quaisquer posts sobre cracks também não são bem tolerados.

Serviços de descobrimento Serviços da World Wide Web que armazenam listas de servidores ed2k, hubs gnutella, ou hubs G2. Serviços armazenando hubs gnutella são chamados GWebCaches, e aqueles armazenando listas de servers ed2k são frequentemente chamados Server.met. O Shareaza armazena uma lista de URLs de serviços de descobrimento em sua janela de Serviços de Descobrimento (F9 abre a janela). Quando você tenta pela primeira vez conectar ao G2, ed2k ou gnutella o Shareaza não sabe os endereços de internet de nenhum hub ou servidor. O Shareaza pede a alguns serviços de descobrimento para baixarem listas de endereços de internet de hubs gnutella ou servidores ed2k. Os resultados desses pedidos são armazenados na lista Host Cache. Na janela serviços de descobrimento note que os serviços hospedando listas de hub G2 são coloridos; aqueles hospedando listas de hubs Gnutella são cinza. Serviços de descobrimento algumas vezes ficam desatualizados, mas você pode adicionar novas entradas à lista manualmente, clicando com o botão direito e escolhendo adicionar um serviço, então colando uma url para um GWebCache. O Shareaza também tem métodos de adicionar GWebCaches automaticamente.

Servidor Ed2k Um servidor ed2k é usualmente um computador dedicado de algum modo especializado com um ip estático que pode suportar conexões para várias centenas ou milhares de clientes ed2k. Servidores ed2k se interconectam uns aos outros de modo que as mensagens podem viajar através da rede ed2k. Clientes mandam listas de arquivos para servidores ed2k de modo que outros usuários podem descobrir os arquivos que aqueles clientes estão compartilhando. Na rede G2, hubs G2 provêem funções análogas.

Edonkey ED2K é um protocolo de compartilhamento de arquivos semi-centralizado. O Shareaza suporta o protocolo ED2K. Ele usa servidores que qualquer um com um IP estático pode rodar. Ele é famoso por filas que duram dias, mas tem TONELADAS de arquivos e força o upload de arquivos parciais. O emule é um bom cliente ed2k.

Fast Track A rede a que o programa KaZaA se conecta também. Ela usa um protocolo fechado, então o Shareaza nunca irá conectar-se a ela. O protocolo Fast Track usa um sistema de hash desatualizado (uuhash) que pode facilmente resultar em corrupção no download. Arquivos corrompidos, arquivos falsos e vírus são comumente achados sendo compartilhados na Fast-Track.

Se vopcê é um novo usuário do Shareaza que migrou do Kazaa, você pode querer ler os posts aqui e aqui.

Firewall Um programa ou dispositivo que regula o tráfego da internet em seu computador. Um firewall deve ser configurado para permitir tráfego em portas de rede. Veja o Forum de configuração de rede Shareaza.

Gnutella Um protocolo e rede de compartilhamento de arquivos que foi desenvolvido pela nullsoft e então parado quando a AOL a comprou. É uma das primeiras redes p2p descentralizadas. É muito velha e com as pontas desgastadas. Melhorada com o tempo através de coisas como UltraPeers é difícil de conectar e foi substituída pela Gnutella 2. [Nota: Gnutella não foi "substituída pela G2. Ambos os protocolos, G1 (gnutella) e G2, co-existem como protocolos diferentes mas relacionados, e o Shareaza pode se conectar a clientes usando tanto um quanto outro protocolo. Um interessante desenvolvimento gnutella é o projeto Gnucleus.

Hub Gnutella Computadores rodando o Shareaza (hubs G2), ou outros programas G2 e gnutella podem ser eleitos a se tornarem hubs. Hubs conectam a alguns outros hubs (conexões hub para hub são também conhecidas como conexões de peer), e frequentemente várias centenas de leaves. Leaves "upam" para hubs, listas dos nomes e hashes SHA-1 dos arquivos que eles estão compartilhando, junto com alguns outros dados. Quando um leaf manda um pedido através da rede de hubs, os hubs tentam comparar o pedido com os arquivos dos leaves conectados a eles, e mandam o pedido para outros hubs a que eles estejam conectados. Arquivos que correspondem ao pedido são eventualmente mandados de volta para o leaf original que iniciou a pesquisa. Os resultados da pesquisa são mandados de volta via UDP.

GWebCaches Este é o nome dos serviços de descobrimento para as redes Gnutella e Gnutella2. Veja Serviços de descobrimento.

Hash Um conjunto de dígitos associado com um um único arquivo. Hashes são calculados de acordo com um algorítmo comum. O hash SHA-1 é um SHA (secure hash algorithm) de 32 dígitos de um arquivo que é usado para identificá-lo na rede G2 e pode também ser usado para verificar que um arquivo com o download completado foi corretamente transmitido. Arquivos idênticos terão hashes idênticos. A rede Edonkey2000 também usa um único número hash de 32 dígitos para identificar os arquivos, mas ele é calculado usando um método diferente do da rede G2. Clientes de Bit-torrent, antes de se conectar ao tracker, calculam um info-hash de 32 dígitos do dicionário info do arquivo meta (metainfofile). O cliente irá mandar este hash ao tracker, e o tracker irá então saber que arquivo o cliente quer compartilhar.

Host cache A host cache tem quatro seções: eDonkey Cache, G2 Cluster, G2 Cache e G1 Cache. A G1 cache armazena as urls para hubs gnutella conhecidos, a G2 cache para hubs G2 conhecidos, e a eDonkey cache para servidores ed2k conhecidos. O G2 cluster não armazena nada atualmente.

IP Internet Protocol address (endereço de protocolo de internet). A cada vez, todo sistema de computador na internet tem um único endereço de IP, que permite que comunicação direta seja estabelecida entre dois computadores. O Shareaza não esconde o endereço de IP de usuários aos quais você está conectado. Com a utilidade da linha de comando NetStat do windows é possível ver o IP de todos a quem você esteja conectado.

Keygen Gera um serial number que é frequentemente requerido para ser colocado quando programas são instalados. Normalmente este número será suprido em documentação provida pelo licenciador do programa. É mais usado para crackear ilegalmente jogos registrados e sistemas operacionais Windows, mas pode também ser útil se você quer instalar seu sistema operacional em um segundo computador, ou perdeu a documentação que acompanha. Os foruns do Shareaza não recomendam o uso de tais programas, e quaisquer posts discutindo-os frequentemente não são bem tolerados.

Leaf Modo leaf é um dos dois modos que um cliente Gnutella ou G2 pode rodar (o outro é o modo hub ou ultrapeer). A maioria das pessoas roda no modo leaf. Leaves se conectam a vários hubs, o que permite a eles procurar na rede e achar fontes para seus downloads. Leaves passam seu tempo "upando" e baixando arquivos para outros leaves.

Metainfofile Um pequeno arquivo com a extensão .torrent. O arquivo é usualmente baixado de um website clicando em um link. Se o Shareaza está ajustado como a aplicação bit-torrent padrão, e você clicar em um link bit-torrent, uma cópia do arquivo .torrent irá automaticamente ser salva no diretório de downloads. O arquivo metainfo contém várias seções (chamadas dicionários). Estas incluem o dicionário de anúncio, que diz ao Shareaza como se conectar a um tracker, e o dicionário info que contém informação sobre o tamanho e posição dos arquivos sendo compartilhados, e também hashes dos arquivos sendo compartilhados. O Shareaza, ou outros clientes bit-torrent, podem usar esses hashes para verificar que os arquivos sendo baixados usando o protocolo bit-torrent estão corretos.

Modo normal Diferente do modo avançado (Power mode) por ter uma interface de usuário simplificada, com menos opções.

Peer to Peer (p2p) Uma descrição geral para protocolos de rede que estabelecem uma conexão direta de internet entre dois usuários, frequentemente para compartilhar arquivos ou para conversar. Embora originalmente intencionada para propósitos legais, programas p2p de compartilhamento de arquivos são frequentemente usados para compartilhar material de uma forma ilegal. Muitas redes p2p de compartilhamento de arquivos são descentralizadas (tais como G2, ed2k e Fast Track), significando que não há um servidor central que age para inicialmente mediar a conexão entre os peers. Um arquivo de distribuição bit-torrent, que normalmente usa um único tracker para habilitar os peers a descobrir uns aos outros, é um exemplo do uso de um protocolo de rede peer to peer centralizado.

Modo avançado (Power mode) Diferente do modo Normal por ter mais opções disponíveis para os usuários. O modo avançado pode ser selecionado a partir do menu Visualizar. No modo avançado, um usuário pode escolher uma interface com janelas ou abas a partir do menu Visualizar. A seção avançada das configurações do Shareaza e opções avançadas de edição são somente disponíveis para usuários no modo avançado.

Queue (Fila) Se você tem uma fonte para um arquivo que você quer baixar, pode ocorrer que esta fonte esteja muito ocupada para "upar" o arquivo para você agora. Você irá então tomar um lugar na fila daquele cliente do mesmo modo como você entra em uma fila para esperar por um ingresso de cinema. Você terá então que esperar até que seja sua vez de pegar o arquivo que você quer. Você pode ver sua posição nas filas na janela de transferência, se você expandir os downloads clicando no pequeno '+'. 'P #32' significa que você está na posição 32, e 31 outros usuários irão ter seus arquivos antes de você. Fontes Gnutella irão também mostrar o tamanho total da fila.

'raza or raza O lingo para Shareaza, em foruns; sua forma resumida. Similar a lol ou cul8r.

server.met Este é o nome de arquivo comum para arquivos contendo servidores eDonkey. Veja Serviços de descobrimento.

Skin Informação contida em um arquivo .sks que altera a aparência ou linguagem do Shareaza

TigerTree Em uma árvore hash, um arquivo é quebrado em pequenas peças, e cada pequena peça de um arquivo é hasheada (colocada em conjunto). Essas peças são divididas em conjuntos de acordo com algumas regras simples, e os hashes em cada um desses conjuntos concatenados e hasheados novamente. O processo pode ser repetido um certo número de vezes (daí o diagrama de uma árvore), até que reste um hash, chamado o hash raiz (root). Usando Hashing Tiger-Tree, o Shareaza assegura que arquivos são válidos, e que quaisquer problemas em transferir podem ser corrigidos rapidamente e facilmente. Você pode também dar uma olhada nesta página de FAQ para alguma informação básica sobre como Tiger-Tree é usado pelo Shareaza. Refira-se ao protocolo THEX para informação a fundo sobre Tree Hash EXchange e tree hashes em geral. Vá à página da web do Tiger Hash para informação sobre o algorítmo Tiger Hash. Vá à página do projeto TigerTree no sourceforge para as especificações sobre como o algorítmo the tiger hash tem sido implementado em uma estrutura de árvore hash Merkle para criar conjuntos de hash 'Tiger-Tree'.

.torrent Esta é a extensão normal de arquivos para arquivos metainfo (metainfofiles) usados pelo bit-torrent. Estes são usualmente pequenos arquivos contendo informações suficientes para um download bit-torrent iniciar.

Tracker Um computador rodando software que mantém o rastro dos endereços de internet de pessoas baixando um torrent. Clientes Bit-torrent irão usar o tracker para ter uma lista de outras pessoas fazendo o mesmo torrent.

Ultrapeer Este é o equivalente de um hub G2, mas na rede Gnutella.