FirewallGuide/pt

From Shareaza Wiki
Jump to: navigation, search

Contents

Configuração de Firewall/Roteador

Quando você tem um firewall ou roteador, ele bloqueia o tráfego para evitar acesso não autorizado para ou da internet. Alguns programas, o Shareaza incluído, precisam se comunicar com a internet e o firewall ou roteador pode bloquear algumas dessas comunicações a menos que ele esteja configurado.

Há uma seção que irá ajudar você a configurar seu firewall e/ou roteador, leia aqui: [FAQ.FirewallsRouters Firewalls e Roteadores].

Teste a conectividade do Shareaza através de seu Firewall ou Roteador

Estes testes online tentam se conectar ao seu Shareaza, e assim determinar se há um firewall presente. Se o teste for bem-sucedido, então você não tem qualquer firewall ou roteador, ou então você os tem propriamente configurados. Se o teste falhar, então o firewall ou roteador não está ainda ajustado propriamente.

Se você sabe que tem um firewall ou um roteador e não os configurou ainda, então pule isto e configure esses dispositivos primeiro. Faça o teste depois que você achar que os ajustou propriamente. Novamente, leia aqui: [FAQ.FirewallsRouters Firewalls e Roteadores].

O Teste de Conexão do Shareaza (Preferido)

Tente este teste primeiro! Este é o teste preferido e ele funciona melhor do que os outros testes, já que ele checa para ambos, TCP e UDP. Você também precisa ter o Shareaza rodando e pelo menos tentando se conectar quando fizer o teste. Aqui estão alguns hosts para os testes:

[1] [2]

Se você falhar neste teste, você provavelmente não ajustou seu firewall ou não fez port forward em seu roteador propriamente, ou você está por trás de um firewall não configurável. Certifique-se de que você permite ao Shareaza usar tanto TCP e UDP através de sua porta.

O velho teste do eDonkey (Desaprovado)

Nota importante: Este teste abaixo só testa por conexões TCP, mas não por UDP. Isto quer dizer que ele irá ter sucesso se seu firewall ou roteador estiver configurado propriamente para o protocolo TCP. Mas o Shareaza também usa o protocolo UDP, especialmente para pesquisas. Você também deve fazer forward ou desbloquear o protocolo UDP na porta do Shareaza. O Shareaza usa a mesma porta para TCP e UDP.

Clique aqui: Teste de Conexão eDonkey. Rode o teste enquanto tiver o Shareaza aberto e conectado, ou tentando conectar à ed2k, ou após ter escolhido aceitar conexões usando protocolos de redes desconectadas (por favor veja a caixa nas Configurações do Shareaza > Internet > Downloads). Entre com a porta localizada em Configurações do Shareaza > Internet > Conexão na caixa 'Porta' (A caixa 'Aleatória' deve estar desmarcada). Os resultados são analisados abaixo:

  • Eu recebi uma mensagem de 'Successo' - O teste pode se conectar a você com sucesso e a conexão foi aceita. Tudo deve estar bem.
  • Eu recebi uma mensagem de 'Successo', mas eu ainda estou recebendo IDs baixas - Confira para ter certeza de que "Eu NÃO uso firewall" está marcado nas Configurações do Shareaza. Se você ainda estiver tendo problemas, poste sua questão nos fóruns do Shareaza.
  • Eu recebi uma mensagem de 'Erro/Reset' - Isto significa tanto que ele não achou nada com o que falar ou que algo bloqueou a conexão. O Shareaza deve estar aberto, e pelo menos tentando conectar-se ou no estado conectado para que este teste funcione. Inicie o Shareaza e tente novamente. Se isto ainda não funcionar, então seu roteador, seu firewall ou o Shareaza não estão ajustados propriamente.
  • Eu recebi uma mensagem de 'A conexão foi aceita, foi mandado o olá, mas não veio resposta' - Isto pode ter duas causas: (a) Significa que você tem outro programa rodando usando a mesma porta (Freenet por exemplo) que está interceptando as conexões. O meio de consertar isto é mudar ou a porta do Shareaza ou a porta do aplicativo conflitante. (b) Seu Shareaza não está conectado à rede eDonkey e a opção "Apenas baixar e enviar para redes que estão conectadas" está habilitada. Tente novamente com a eDonkey habilitada ou esta opção desabilitada.
  • Eu recebi uma mensagem de 'Erro no ip X.X.X.X!' (onde X.X.X.X é seu endereço de IP): provavelmente você inseriu a porta errada na primeira página de teste.
  • Eu recebi uma mensagem de 'Tempo esgotado' (Timeout), 'Stealth firewall' ou outra mensagem - É provável que você tenha um firewall que não está propriamente configurado. Veja este guia para ajuda sobre fazer isto.


Configurando o Firewall ou Roteador

Ajude-me a configurá-lo - A seção [FAQ.FirewallsRouters Firewalls e Roteadores] do FAQ pode mostrar a você como configurar seu hardware. Se ele não está listado aqui, tente perguntar no Shareaza Network Config Forum

Eu não consigo configurar meu firewall/roteador - No Shareaza, vá para Ferramentas > Configurações do Shareaza > Internet > Conexão e desmarque "Eu NÃO uso firewall". Frequentemente se você está usando a internet em escolas ou em um escritório, será o caso de que você está por trás de um firewall que você não pode configurar. Pode ser útil perguntar se há quaisquer portas abertas, ou mesmo escanear por elas (esteja avisado de que algumas instituições têm políticas estritas sobre uso de internet). Se você achar uma porta aberta, configure o Shareaza para usá-la indo para Ferramentas > Configurações do Shareaza > Internet > Conexão e entrando com a porta na caixa porta.


Nota: O "Teste de Conexão do Shareaza" mencionado acima é código aberto e foi lançado nos Fóruns do Shareaza. Se você quer hospedar uma cópia dele, você pode pedir nos fóruns shareaza. Obrigado!


NOTA: esta página precisa ser editada. Também, é necessário manter duas páginas (esta aqui e a [FAQ.FirewallsRouters Firewalls e Roteadores]).