Options.Advanced/pt

From Shareaza Wiki
Jump to: navigation, search

Contents

Avançado

Estas configurações devem somente ser mudadas se você sabe o que você está fazendo. As configurações padrão estão otimizadas para a maioria das pessoas.

File:Settings advanced.png

Atualizado conforme a versão 2.2.1.0

Índice do conteúdo

  • Bandwidth - permite a um usuário editar a banda limitando funções para diferentes aspectos do programa. Ajustar um elemento assegura que a banda usada por aquela característica não excederá o valor especificado.
  • BitTorrent - relacionado a configurações usadas com a rede BitTorrent e transferências de arquivos BitTorrent apenas.
  • Community - configurações para fazer com o chat.
  • Connection - provê opções para melhorar opções de conexão TCP de dentro do Shareaza.
  • Discovery - configura como o Shareaza se comporta quando fizer requisições para hospedar serviços de descobrimento.
  • Downloads - configura o modo como o Shareaza gerencia requisições de download e transferências de arquivo de hosts remotos.
  • eDonkey - relacionado a configurações usadas com a rede eDonkey e transferências de arquivos eDonkey apenas.
  • Gnutella - relacionado a configurações usadas com todas as redes Gnutella.
  • Gnutella1 - relacionado a configurações usadas com a rede Gnutella original.
  • Gnutella2 - relacionado a configurações usadas com a rede Gnutella2.
  • Interface
  • Library - configura o comportamento de itens no sistema de Biblioteca do Shareaza.
  • MediaPlayer - opções para o tocador de mídia escolhido.
  • razacore - relacionado ao motor principal do Shareaza e sua interoperação com os outros módulos que formam a base para a aplicação.
  • Search - configura o comportamento das pesquisas e resultados de pesquisa na camada do aplicativo.
  • Uploads - configura o modo como o Shareaza faz uploads e gerencia requisições de transferência de arquivo de hosts remotos.

Bandwidth

Esta seção permite a um usuário editar funções de limitação de banda para diferentes aspectos do programa. Configurar um elemento assegura de que a banda usada por aquela caraterística não excede o valor especificado. As unidades estão em Kilobits por Segundo e, se configurado para zero, simboliza infinito (ilimitado).

Bandwidth.HubIn Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de entrada para as conexões de rede quando você está no Modo Hub.

Bandwidth.HubOut Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de saída para as conexões de rede quando você está no Modo Hub.

Bandwidth.HubUploads Padrão: 40 Kb/s Limita sua velocidade de upload quando você está no Modo Hub de modo que você será um hub melhor.

Bandwidth.LeafIn Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de entrada para as conexões de rede quando você está no Modo Leaf.

Bandwidth.LeafOut Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de saída para as conexões de rede quando você está no Modo Leaf.

Bandwidth.PeerIn Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de entrada para as conexões de rede quando você está no Modo legacy Peer. Você provavelmente nunca terá que mudar isto a menos que você saiba o que é o modo Peer.

Bandwidth.PeerOut Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Limita a banda de saída para as conexões de rede quando você está no Modo legacy Peer. Você provavelmente nunca terá que mudar isto a menos que você saiba o que é o modo Peer.

Bandwidth.Request Padrão: 32 Kb/s Define o limite para requisições feitas para outros clientes a partir da máquina local incluindo Requisições de Transferência, Requisições de Pesquisa e outras mensagens não diretamente relacionadas a uma conexão permanente de Hub, Leaf, ou Peer.

Bandwidth.UdpOut Padrão: 0 Kb/s (Ilimitado) Define o limite para o tráfego UDP a partir da máquina local. O tráfego UDP é usado primariamente para a rede G2 quando está fazendo pesquisas interativas para procurar na rede G2 inteira. Este tipo de tráfego tem um limite primeiramente porque alguns provedores de Internet e/ou hardwares não irão gerenciar mais do que uma certa quantidade de tráfego UDP por segundo ou soltar os pacotes se a conexão afunilar por causa de sua natureza não confiável e de baixa prioridade. Configurar este limite mais para baixo pode fazer sua conexão com a rede G2 mais eficiente se você está experimentando ineficiência devido a pacotes UDP que caem.

BitTorrent

Esta seção está relacionada a configurações usadas com a rede BitTorrent e transferências de arquivos BitTorrent apenas.

BitTorrent.AutoSeed Padrão: 0 (Falso) Esta característica ainda não está completada (então ela não funciona). Quando ela estiver completada, se ajustada para verdadeiro, os downloads BitTorrent que estavam sendo mandados quando o programa foi fechado voltarão a ser enviados automaticamente quando o programa for reiniciado.

BitTorrent.BandwidthPercentage Padrão: 80% O Shareaza irá tentar alocar esta percentagem de sua velocidade de upload para uploads de BitTorrent.

BitTorrent.DefaultTrackerPeriod Padrão: 5 m Define quão frequentemente o Shareaza contacta o restreador se o rastreador não especifica quão frequentemente ele deve ser contactado. As configurações padrão dos rastreadores frequentemente especificam aos Clientes BT para requererem a cada 30 minutos. (o rastreador controla quão frequentemente isto acontece). Esta configuração deve ser de 5 minutos, e é muito insensado mudá-la.

BitTorrent.LinkPing Padrão: 45 s Define o período de tempo esgotado entre pings para manter viva uma conexão BitTorrent. Estes pings são usados para assegurar o host remoto de que o host local ainda persiste em uma conexão ativa.

BitTorrent.LinkTimeout Padrão: 180 s Define o período de tempo esgotado antes que o Shareaza caia em uma conexão ativa se ele ainda não recebeu um LinkPing do host remoto (ver acima).

BitTorrent.MaxTrackerRetry Padrão: 3 Algumas vezes um rastreador não responde porque está ocupado. O Shareaza irá tentar novamente até X vezes em uma ordem curta (pelo menos dentro de meio minuto para cada tentativa) em um ciclo anunciado. Este valor provavelmente não deve ser aumentado mais do que 3.

BitTorrent.RandomPeriod Padrão: 30 s

BitTorrent.RequestLimit Padrão: 128 KB Define o tamanho máximo de requisição (tamanho de um pedaço) permitido por um host remoto quando ele faz um pedido de transferência de arquivo.

BitTorrent.RequestPipe Padrão: 4 Define o número de requisições BitTorrent concorrentes que o Shareaza irá aceitar em um tempo dado.

BitTorrent.RequestSize Padrão: 16 KB Define o tamanho pedido pelo host local quando fizer pedidos de transferência de arquivo para hosts remotos. Isto não deve ser mudado.

BitTorrent.SourceExchangePeriod Padrão: 10 m Define o período de tempo esgotado entre trocas de fonte para downloads BitTorrent.

BitTorrent.StandardPeerID Padrão: 1 (Verdadeiro) O Shareaza irá seguir o método corrente de moldar uma id peer para incluir informação do agente-usuário, ao invés de usar todos os bytes pseudo-aleatórios.

BitTorrent.TorrentCodePage Padrão: 0 (usar página de código do sistema) O Shareaza irá assumir, para torrents que não têm chave de código, e não estão usando um set de caracteres unicode (utf-8), que as chaves do nome e caminho devem ser interpretadas usando a página de código do seu sistema. Os usuários podem querer mudar este valor para uma página de código específica do windows. Isto é mais útil para mostrar corretamente certos elementos de interface dentro do Shareaza, mas isto não irá afetar como os arquivos são salvos. Um exemplo arbitrário: se você tem o windows configurado para usar Coreano (página de código 949), torrents codificados em Chinês (usando página de código 950, chinês tradicional) podem não aparecer corretamente na interface. Se isso ocorrer, você pode mudar da configuração Padrão para 950. Pode-se também comumente encontrar torrents em Japonês (932) ou Chinês Simplificado (936).

BitTorrent.TorrentExtraKeys Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza será capaz de ler a chave de codificação, se presente, e a chave path.utf-8 e a chave name.utf-8, se presentes.

BitTorrent.TorrentIgnoreErrors Padrão:0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza será capaz de fazer reseed de BitTorrents cujos arquivos .torrent contêm chaves de nome ou caminho corrompidas.

BitTorrent.TrackerKey Padrão: 1 (Verdadeiro) Para rastreadores que suportam a extensão de protocolo rastreador Chave, isto permite ao Shareaza usar uma chave aleatória nos anúncios.

BitTorrent.UploadCount Padrão: 4 Define o número máximo de vagas de upload para hosts BitTorrent que fazem requisições de arquivo. O BitTorrent não usa um sistema de filas, deste modo este é o número máximo de hosts BitTorrent aos quais o Shareaza irá permitir conexões a partir de um dado tempo qualquer. Isto pode razoavelmente ser aumentado (mas não muito alto) para aqueles com conexões rápidas e computadores com capacidade.

Community

Configurações para o Chat.

Community.ChatFilterED2K Padrão: 1 (Verdadeiro) Permite ao Shareaza filtrar mensagens comuns conhecidas de spam, usando o arquivo messagefilter.dat, de uma janela de chat ed2k.

Connection

Esta seção dá opções para melhorar opções da conexão TCP de dentro do Shareaza.

Connection.ConnectThrottle Padrão: 0 ms

DeleteUPnPPorts Padrão: 1 (Verdadeiro) Deleta as regras de port forwarding UPnP quando o Shareaza é fechado. Quando o Shareaza é iniciado novamente, elas serão reformadas. É recomendado deixar a configuração no padrão.

Connection.DetectConnectionLoss Padrão: 1 (Verdadeiro) O Shareaza pode algumas vezes detectar quando a conexão de internet é perdida, e então alterar seu comportamento.

Connection.DetectConnectionReset Padrão: 0 (Falso)

Connection.ForceConnectedState Padrão: 1 (Verdadeiro) Detecta se o internet explorer está configurado para o modo offline e se ele estiver, tenta configurá-lo para o modo online.

Connection.IgnoreOwnIP Padrão: 1 (Verdadeiro) Ignora seu próprio endereço de IP. Pode pervenir o Shareaza de ficar confuso e tentar fazer download de si mesmo. Esta configuração é mais para propósitos cosméticos.

Connection.RequireForTransfers Padrão: 1 (Verdadeiro) Dita se uma conexão de rede à rede apropriada (Gnutella, eDonkey, etc.) é requerida para ser estabelecida e mantida para que os uploads ou downloads tenham lugar a partir de fontes naquela rede. Ajustar isto para falso permite que transferências ocorram usando um certo protocolo mesmo se nenhuma conexão de rede com aquele protocolo for estabelecida. Mesmo se ajustado para falso, há limites para o efeito desta seleção.

Connection.SendBuffer Padrão: 2048 Define a quantidade de dados requeridos para acumular antes que um pacote seja mandado para um host a menos que o pacote seja jogado do buffer (forçado a ser mandado). Alternativamente, também limita o tamanho do pacote para o tamanho do buffer especificado. As unidadess estão em bytes.

Connection.SkipWANIPSetup Padrão: Falso Uma opção de configuração UPnP.

Connection.SkipWANPPPSetup Padrão: Falso Uma opção de configuração UPnP.

Connection.SlowConnect Padrão: 0 (Falso) ~~Red:O valor padrão é 1 quando o Windows XP SP2 ou ambiente similar é detectado (e apenas se IgnoreXPsp2 é 0).~~ Esta configuração é de interesse para usuários de windows XP. Se configurada para verdadeiro, e o usuário disse ao Shareaza para tentar conectar a mais de uma rede, o Shareaza tenta conectar a uma rede de forma bem-sucedida antes de tentar a próxima rede. O Shareaza irá também esperar, após o usuário ter dito a ele para conectar, para começar downloads. Isso é uma resposta à limitação no XP service pack 2 em conexões de saída meio-abertas.

Connection.TimeoutTraffic Padrão: 140 s Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar após conectar a um host antes de derrubá-lo se o host não transmitiu nenhum tráfego. Configurar isto muito baixo pode impedir conexões a hosts de rede.

Discovery

Esta seção de opções configura como o Shareaza se comporta quando faz requisições a serviços de descobrimento de host.

Discovery.AccessThrottle Padrão: 60 m Define o período de tempo esgotado entre os pedidos de serviço de descoberta quando estiver fazendo as filas de descobrimento.

Discovery.BootstrapCount Padrão: 10 Define o número de serviços de descobrimento enfileirados quando conectar ou reconectar às redes G1 ou G2. Isto ocorre quando você inicia o Shareaza pela primeira vez para conectar à Gnutella na inicialização.

Discovery.CacheCount Padrão: 50 Define o número máximo de caches mantidas na janela de serviços de descobrimento.

Discovery.DefaultUpdate Padrão: 60 m Define o tempo esgotado entre as filas para um serviço de descobrimento atualizar a cache do host. Isso é feito no intervalo especificado contanto que o Shareaza esteja conectado a uma rede Gnutella.

Discovery.FailureLimit Padrão: 2 Define o número máximo de falhas permitidas para o mesmo serviço de descobrimento antes de derrubar aquele serviço de descobrimento da cache de descobrimento.

Discovery.Lowpoint Padrão: 10 Define o número mínimo de serviços de descobrimento de host a manter na cache de serviços de descobrimento.

Discovery.UpdatePeriod Padrão: 30 m

Downloads

Estas opções configuram o modo como o Shareaza gerencia pedidos de download e transferência de arquivos de hosts remotos.

Downloads.AllowBackwards Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, esta opção permite ao Shareaza pedir dados na ordem reversa e baixar de fontes que mandam dados em ordem reversa.

Downloads.AutoClear Padrão:0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza automaticamente limpa a janela de downloads de arquivos completados.

Downloads.BufferSize Padrão: 80 KB Define o tamanho de buffer alocado para cada conexão de transferência de arquivo de hosts remotos. Buffers maiores permitem que os dados sejam lidos a partir dos buffers da rede Windows mais rapidamente de modo que mais dados podem ser recebidos se a conexão ficar engarrafada devido a alto uso de CPU no host local. Uma vez que o buffer esteja cheio, os pedidos de dados para hosts remotos serão pausados até que haja mais espaço disponível no buffer. Esta opção pode ser usada para gerenciar grandes quantias de banda de download com computadores de grau médio que não podem gerenciar consistentemente a pressão de conexões de alta velocidade.

Downloads.ChunkSize Padrão: 512 KB Define o tamanho padrão do pedido de transferência de arquivos em Kilobytes. Quando dados de hashing TigerTree estão disponíveis, o Shareaza irá ignorar esta configuração e fazer pedidos que sao do mesmo tamanho que os pedaços de verificação TigerTree. Esta configuração não afeta a quantidade total de dados que pode ser baixada de um host remoto em uma única conexão ativa, mas haverá uma pequena pausa entre os pedaços se mais de um for pedido sequencialmente de um único host remoto.

Downloads.ChunkStrap Padrão: 128 KB Define a quantidade de dados que o Shareaza irá tentar baixar do início do arquivo antes de baixar de outras partes do arquivo. A configuração ChunkStrap é importante para prover o Shareaza com dados suficientes de cabeçalho na maioria dos arquivos para uma previsão precisa antes que o download seja completado. O download de outras partes do arquivo não é afetado se o começo está indisponível e não irá reduzir a transferência de arquivos de forma alguma. Se um arquivo não pode ser pré-visualizado porque não há dados de cabeçalho suficientes para determinar as propriedades do arquivo, configurar isto para um valor maior pode fazer os previews daquele tipo de arquivo mais convenientes.

Downloads.ClearDelay Padrão: 30 s Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de limpar um download completo (e verificado ou não verificado se possível) da janela se a opção AutoClear está marcada no menu de contexto da janela de downloads da aba Transferências. Esta opção não afeta de modo algum o arquivo baixado.

Downloads.ConnectThrottle Padrão: 250 ms Quanto tempo o Shareaza irá esperar antes de estabelecer outra conexão. Aumentar esta configuração pode ajudar a aliviar a pressão em dispositivos como roteadores que têm um dado número de conexões de que eles podem dar conta de uma vez só. 100 ms quer dizer 10 conexões por segundo. Pode ser aumentado com segurança para pelo menos 1000 ms.

Downloads.FlushSD Padrão: 1 (Verdadeiro)

Downloads.MaxConnectingSources Padrão: ~~Red:Depende da velocidade da conexão, entretanto no Windows 9x-ME é sempre 16.~~ ~~Red:Se ambiente Windows XP SP2 ou similar é detectado (apenas se IgnoreXPsp2 for 0) o valor padrão é 8.~~ Controla o número de conexões simultâneas de download no estado conectando. Isto é útil para usuários de Windows XP SP 2 porque há um novo limite no número de conexões no estado conectado.

Downloads.MaxFileSearches Padrão: ~~Red:Depende da velocidade da conexão, entretanto no Windows 9x-ME é sempre 0.~~

Downloads.MaxReviews Padrão: 64

Downloads.Metadata Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza irá recuperar metadata descritivo com os downloads de arquivos.

Downloads.MinSources Padrão: 1 Define o número mínimo de fontes que um arquivo deve ter para evitar que o Shareaza emita pedidos de hash automáticos para descobrir mais fontes para aquele arquivo.

Downloads.NeverDrop Padrão: 0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza nunca irá derrubar uma fonte para um download sob quaisquer circunstâncias. Tipicamente, o Shareaza irá derrubar fontes que retornam erros, repetidas mensagens de ocupado, ou tempo esgotado. Esta opção pode ser usada sob circunstâncias controladas para tentar novamente hosts que podem nem sempre estar disponíveis, mas deve ser usada com discreção para evitar corromper a combinação de fontes alternadas nas redes Gnutella e causar respostas lentas de transferência a partir de entradas de download. É normalmente bem seguro manter isto falso já que o Shareaza pode sempre redescobrir fontes válidas a partir de troca de fontes alternadas, ou quando pedir novamente aos hubs ou servidores ed2k por fontes.

Downloads.PushTimeout Padrão: 45 s Define o período de tempo esgotado para que o Shareaza espere antes de desistir de um host a que ele pediu para responder a um pedido de push. O relógio começa depois que o pedido de push é mandado ao host remoto. Reduzir esta configuração pode fazer as operações de rede mais estáveis em máquinas 9x, mas reduz a chance de que os hosts venham a responder a tempo para pedidos de push, mesmo se eles estiverem aptos a fazer isso.

Downloads.RequestHash Padrão: 0 (Falso) Quando isto está habilitado, irá forçar o Shareaza a criar uma URL para um cliente pedindo um recurso usando um hash conhecido se for retornado um QueryHit que não supre a URL para o recurso.

Downloads.RequestHTTP11 Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza irá fazer pedidos para outros clientes usando o HTTP/1.1 como definido pelo RFC 2616.

Downloads.RequestURLENC Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza manda a url de pedido em uma forma codificada (para compatibilidade): todos os caracteres especiais são mudados para %xx onde xx é o número hex do valor ASCII do caractere.

Downloads.RetryDelay Padrão: 600 s Define o início do período de tempo esgotado que o Shareaza espera antes de tentar novamente uma fonte ocupada ou indisponível de outra forma. Este período é dobrado com todo pedido mal-sucedido, até que o tempo esgotado se torna maior do que o StarveTimeout. Não é inteligente mudar este valor.

Downloads.SaveInterval Padrão: 60 s O tempo entre as atualizações de arquivos SD. Isto assegura que você não irá perder seu progresso no evento de uma quebra mas tem o efeito colateral de que isto possa causar aumento de atividade em disco.

Downloads.SearchPeriod Padrão: 120

Downloads.ShowPercent Padrão: 0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza irá mostrar uma barra verde no topo de cada indicador de progresso da transferência do download, a qual estima a porcentagem completa do arquivo. Isto é útil para uma comparação gráfica linear das porcentagens completas já que usualmente os arquivos abundantes são baixados em pedaços dispersos, fazendo o progresso real ser difícil de determinar.

Downloads.SortColumns Padrão: 1 (Verdadeiro) Se ajustado para Verdadeiro, isto permite a simples classificação na janela de downloads clicando nos cabeçalhos das colunas. Desabilitado por padrão já que pode usar CPU intensamente, e pode causar confusão.

Downloads.SortSources Padrão: 1 (Verdadeiro)

Downloads.SparseThreshold Padrão: 8 MB Define o tamanho de arquivo mínimo de um download para que o Shareaza crie o apoio para ele como um arquivo "escasso" em volumes NTFS. Arquivos escassos ajudam a conservar espaço comprimindo áreas do arquivo sem dados e podem ser úteis com downloads grandes enquanto eles ainda estão incompletos. Esta opção não afeta arquivos criados ou movidos para volumes não-NTFS.

Downloads.StaggardStart Padrão: 0 (Falso) Ajustar isto para (Verdadeiro) faz o Shareaza esperar até que uma conexão para uma fonte em particular seja feita (seja em fila, baixando ou que tenha caído) antes de tentar iniciar outra conexão com uma fonte diferente. Isto irá reduzir o nível ao qual as conexões de download serão formadas, mas pode ser útil para aqueles com roteadores ultrapassados.

Downloads.StarveGiveup Padrão: 3 h

Downloads.StarveTimeout Padrão: 45 m Define o tempo mínimo para tentar novamente exigido de um download antes de se tornar "agonizante." Os downloads que se tornam agonizantes não serão acessados novamente durante a sessão ativa a menos que o usuário force-os manualmente.

Downloads.VerifyFiles Padrão: 1 (Verdadeiro) Se Verdadeiro, o Shareaza irá verificar os downloads usando SHA1, ED2K, MD4/5, e outros algoritimos de hashing se os hashes estiverem disponíveis na rede. Desligar esta opção pode poupar uso do processador quando os downloads são completados, mas irá aumentar o risco de baixar um arquivo corrompido. É recomendado que esta opção seja deixada ligada.

Downloads.VerifyTiger Padrão: 1 (Verdadeiro) Se Verdadeiro, o Shareaza irá verificar os downloads usando o TTH (Tiger Tree Hashing) se a informação TTH estiver disponível na rede. Desligar esta opção pode poupar uso do processador durante e depois de um download, mas irá aumentar o risco de baixar um arquivo corrompido. É recomendado que esta opção seja deixada ligada.

eDonkey

Esta seção diz respeito a configurações usadas com a rede eDonkey e transferências de arquivos eDonkey apenas.

eDonkey.DequeueTime Padrão: 60 m Defines a quantidade máxima de tempo a esperar por um cliente em sua fila de upload ed2k para chamar novamente antes que sua posição seja derrubada e esquecida.

eDonkey.EndGame Padrão: 1 (Verdadeiro) Permite pedidos a mais fontes nos estágios finais de um download ed2k.

eDonkey.ExtendedRequest Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza irá usar o pedido estendido ed2k.

eDonkey.FastConnect Padrão:1 (Verdadeiro) Se os servidores frequentemente dão a você uma ID baixa, mesmo se você deve estar aceitando conexões que chegam, configurar isto para Falso pode ajudar.

eDonkey.ForceHighID Padrão:0 (Falso)

eDonkey.FrameSize Padrão: 10 KB

eDonkey.GetSourcesThrottle Padrão: 8 h

eDonkey.LearnNewServers Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza irá manter um cache host atualizado dos servidores eDonkey para se conectar com eles.

eDonkey.LearnNewServersClient Padrão: 0 (Falso) Se falso, o Shareaza não irá tentar atualizar a lista de servidores quando se conectar com um peer ed2k. Isto é para ajudar a evitar spam na lista de servidores.

eDonkey.MagnetSearch Padrão: 1 (Verdadeiro)

eDonkey.MaxShareCount Padrão: 1000 O número máximo de arquivos que serão mandados para o servidor ed2k e deste modo o número máximo de arquivos que serão compartilhados na ed2k. Isto pode ser usado se um servidor estiver rejeitando você por compartilhar muitos arquivos que atrapalham o servidor.

eDonkey.MinServerFileSize Padrão: 0 MB

eDonkey.PacketThrottle Padrão: 500 ms Define o tempo entre pacotes sucessivos de upload sendo mandados.

eDonkey.QueryFileThrottle Padrão: 60 m

eDonkey.QueryGlobalThrottle Padrão: 1000 ms Define o período de tempo esgotado que o Shareaza espera antes de entrar na fila do próximo servidor eDonkey se o número mínimo de resultados de pesquisa desejados não for encontrado.

eDonkey.QueryServerThrottle Padrão: 2 m Define o período de tempo esgotado que o Shareaza espera antes de mandar o próximo pedido de fila para quaisquer servidores eDonkey conectados.

eDonkey.QueueRankThrottle Padrão: 120 s

eDonkey.ReAskTime Padrão: 29 m

eDonkey.RequestPipe Padrão: 3

eDonkey.RequestSize Padrão: 90 KB Define o tamanho de download que o Shareaza pede a partir de hosts remotos.

eDonkey.SourceThrottle Padrão: 1000 ms Limita a razão à qual os pacotes são mandados.

eDonkey.StatsGlobalThrottle Padrão: 30 m

eDonkey.StatsServerThrottle Padrão: 7 d

eDonkey.TagNames Padrão: 1 (Verdadeiro)

Gnutella

Esta seção diz respeito a configurações usadas com todas as redes Gnutella e transferências de arquivos Gnutella apenas.

Gnutella.BlockBlankClients Padrão: 1 (Verdadeiro) Permite ao Shareaza cancelar a permissão de conexões para clientes Gnutella que não anunciam um User Agent.

Gnutella.ConnectFactor Padrão: 4x Define a agressividade com a qual o Shareaza se conecta à rede Gnutella. Este número é multiplicado pelo número de conexões a hosts desejadas que não estão ainda preenchidas para prover o número de hosts a se tentar de uma só vez enquanto estiver tentando se conectar à rede Gnutella. As conexões são feitas independentemente umas das outras, e não são nem FIFO nem LIFO em estado natural. De preferência, assim que um slot está disponível, outra conexão é tentada a menos que o número desejado de conexões tenha sido alcançado, caso em que as conexões extra são derrubadas.

Gnutella.HitsPerPacket Padrão: 64 Define o número máximo de resultados a retornar para um único pedido a partir de um host remoto, não importando quantas entradas na biblioteca local combinem com o pedido. Esta configuração é desenvolvida para evitar sobrecarregar um host com todas as combinações possíveis, ao invés de retornar um conjunto aleatório com cada pedido. Isto também poupa tempo de processamento no host local porque a pesquisa pode terminar quando alcança o número especificado de resultados.

Gnutella.HostCacheCount Padrão: 1024 Define o número máximo de hosts a manter na cache de host Gnutella. Os hosts mais antigos ou menos acessados são derrubados da lista quando outros novos são adicionados.

Gnutella.MaxHits Padrão: 64 Ver Gnutella.HitsPerPacket.

Gnutella.MaxResults Padrão: 100

Gnutella.RouteCache Padrão: 10 m Define o período de tempo esgotado antes que uma rota na cache de rotas seja derrubada se ela não foi acessada no tempo especificado.

Gnutella.SpecifyProtocol Padrão: Falso

Gnutella1

Esta seção diz respeito a configurações usadas com a rede Gnutella original e transferências de arquivos Gnutella apenas.

Gnutella1.DefaultTTL Padrão: 5 Define o Tempo De Vida (TTL) de pacotes de saída da Gnutella 1.

Gnutella1.EnableGGEP Padrão: 1 (Verdadeiro) Se veradeiro, o Shareaza utiliza o Protocolo de Extensão Genérica Gnutella quando estiver trabalhando com a Gnutella 1.

Gnutella1.HostExpire Padrão: 2 d (2 dias) Remove Ultrapeers Gnutella mais velhos que possam não estar mais ativos.

Gnutella1.MaxHostsInPongs Padrão: 10

Gnutella1.MaximumPacket Padrão: 65535 Define o tamanho de pacote máximo permitido em bytes. O padrão é configurado no limite numérico para um típico número inteiro de 2-byte não assinado e somente pode ser reduzido com o código atual.

Gnutella1.MaximumQuery Padrão: 256

Gnutella1.MaximumTTL Padrão: 10 Define o Tempo De Vida (TTL) máximo que o Shareaza irá permitir que as mensagens Gnutella 1 mandadas adiante contenham.

Gnutella1.PacketBufferSize Padrão: 64 Define o número de pacotes que o Shareaza irá reservar no buffer de pacotes. Números maiores podem permitir ao Shareaza derrubar menos pacotes no total em casos onde se vê pacotes de rede surgirem em massa e depois diminuírem bastante com regularidade.

Gnutella1.PacketBufferTime Padrão: 60 s Define a quantidade máxima de tempo que o Shareaza irá esperar antes de descartar um pacote no buffer de pacotes se ele ainda não foi processado. Aumentar este tempo limite irá dar aos pacotes mais tempo para serem processados, reduzi-lo irá descartá-los mais rapidamente.

Gnutella1.PingFlood Padrão: 3 s Define o tempo mínimo permitido entre os pings de um host remoto antes que o Shareaza ignore o host como um flood de ping. Aumentar este limite pode ignorar hosts que na verdade não estão fazendo flood, enquanto reduzir pode não pegar flooders de ping suficientes.

Gnutella1.PingRate Padrão: 15 s

Gnutella1.PongCache Padrão: 10 s Define a quantidade máxima de tempo que o Shareaza irá esperar antes de descartar um pong na cache de pong se ele ainda não foi processado.

Gnutella1.PongCount Padrão: 10

Gnutella1.QueryHitUTF8 Padrão: 0 (Falso)

Gnutella1.QuerySearchUTF8 Padrão: 0 (Falso)

Gnutella1.QueryThrottle Padrão: 20 m Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de mandar outro pedido para um cliente Gnutella 1 conectado específico. Valores menores mandarão pedidos com mais frequência, valores maiores irão mandar pedidos com menos frequência. É geralmente aceito manter o valor acima de 20 minutos para evitar fazer flood na rede com tráfego de pedidos. (Este é um afunilamento global que controla todos os pedidos para um cliente conectado específico.)

Gnutella1.RequeryDelay Padrão: 45 m Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de mandar o mesmo pedido novamente. Valores menores irão mandar pedidos com mais frequência, valores maiores irão mandar pedidos com menos frequência. É geralmente aceito manter o valor acima de 45 minutos para evitar fazer flood na rede com tráfego de pedidos. (Este é um afunilamento específico de pesquisas que afeta a retransmissão daquele pedido para quaisquer clientes conectados.)

Gnutella1.SearchTTL Padrão: 4 Define o Tempo De Vida (TTL) de pacotes de pesquisa que saem na rede Gnutella 1.

Gnutella1.StrictPackets Padrão: 0 (Falso)

Gnutella1.TranslateTTL Padrão: 2

Gnutella1.VendorMsg Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza mostra Mensagens de Vendas com ou no lugar de códigos de status HTTP.

Gnutella2

Esta seção diz respeito a configurações usadas com a rede Gnutella2 (G2) e transferências de arquivos Gnutella2 apenas.

Gnutella2.EnableAlways Padrão: 1 (Verdadeiro) Configura se a Gnutella2 estará ou não sempre habilitada.

Gnutella2.HAWPeriod Padrão: 300 s

Gnutella2.HostCurrent Padrão: 10 m (minutos) O Shareaza pede apenas para hosts que foram recentemente vistos.

Gnutella2.HostExpire Padrão: 0 d (dias) Zero indica que um hub G2 na cache de host não deverá expirar.

Gnutella2.HubHorizonSize Padrão: 128

Gnutella2.KHLHubCount Padrão: 50 Define o número de hubs que o Shareaza irá manter em cache na Cache de Host G2.

Gnutella2.KHLPeriod Padrão: 60 s Define o período de tempo esgotado antes de mandar o próximo KHL.

Gnutella2.PingRelayLimit Padrão: 10 Máximo:30 Usado somente quando em modo hub. Define o número máximo de nós vizinhos para os quais deve mandar um marcador ping de transmissão.

Gnutella2.QueryGlobalThrottle Padrão: 125 ms Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de mandar outro pedido para quaisquer clientes Gnutella 2 conectados. Valores menores irão mandar pedidos com mais frequência, valores maiores irão mandar pedidos com menos frequência. Já que o protocolo G2 é muito menos sensível aos prejuízos da pesquisa, é geralmente aceito manter o valor acima de 200 millisegundos para evitar fazer flood em quaisquer hosts conectados com tráfego de pedidos. (Este é um afunilamento global que controla todos os pedidos para todos os clientes conectados.)

Gnutella2.QueryHostDeadline Padrão: 600 s

Gnutella2.QueryHostThrottle Padrão: 120 s Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de mandar outro pedido ao mesmo host. Valores menores irão mandar pedidos com mais frequência, valores maiores irão mandar pedidos com menos frequência. É geralmente aceito manter o valor acima de 120 segundos para evitar fazer flood em um host com tráfego de pedidos. (Este é um afunilamento global que controla todos os pedidos para um cliente conectado específico.)

Gnutella2.QueryLimit Padrão: 2400

Gnutella2.RequeryDelay Padrão: 4 h Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de automaticamente mandar uma pesquisa ativa.

Gnutella2.UdpBuffers Padrão: 512 Define o número de vagas alocadas para pacotes UDP de entrada e saída no buffer de pacotes UDP. Números maiores podem permitir ao Shareaza derrubar menos pacotes UDP no total em casos onde se vê os pacotes de rede surgirem em massa e depois diminuírem bastante com regularidade.

Gnutella2.UdpGlobalThrottle Padrão: 1

Gnutella2.UdpInExpire Padrão: 30 s Define a quantidade máxima de tempo que o Shareaza irá esperar antes de descartar um pacote no buffer de pacotes UDP que entram se ele ainda não foi processado. Aumentar este tempo de espera dará aos pacotes mais tempo para serem processados, reduzir irá descartá-los mais rapidamente.

Gnutella2.UdpInFrames Padrão: 256

Gnutella2.UdpMTU Padrão: 500 Define o tamanho da Unidade Máxima de Transmissão (MTU) para pacotes UDP. 500 é o valor recomendado para melhor compatibilidade com redes mudadas para ATM que carregam tráfego na Internet entre hosts fonte e de destino.

Gnutella2.UdpOutExpire Padrão: 26 s Define a quantidade máxima de tempo que o Shareaza irá esperar antes de descartar um pacote no buffer de pacotes UDP saindo se ele ainda não foi processado. Aumentar este tempo limite dará aos pacotes mais tempo para serem processados, reduzir irá descartá-los mais rapidamente. Configurar este valor muito baixo irá derrubar os pacotes em conexões mais lentas.

Gnutella2.UdpOutFrames Padrão: 256

Gnutella2.UdpOutResend Padrão: 6 s Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de mandar novamente a última transmissão UDP se ele não receber um reconhecimento esperado do host remoto.

Interface

Interface.LowResMode Padrão: 0 (Falso) Permite a usuários com telas de muito pouca ou baixa resolução ver os menus e opções (GUI).

Biblioteca

Esta seção configura o comportamento de ítens no sistema de Biblioteca do Shareaza.

Library.HashWindow Padrão: 0 (Falso) Mostra uma pequena janela pop-up perto da bandeja do sistema indicando que o Shareaza está fazendo hash de arquivos. Desabilitado por padrão por causa de um possível bug de exibição.

Library.HighPriorityHashing Padrão: 20 MB/s Quão rapidamente se deve fazer hash de arquivos quando hashing rápido é escolhido nas configurações da biblioteca.

Library.LowPriorityHashing Padrão: 2 MB/s Quão rapidamente se deve fazer hash de arquivos quando hashing lento é escolhido nas configurações da biblioteca.

Library.MaxMaliciousFileSize Padrão: 1024 Bytes Avisa os usuários quando há mais de 4 cópias de arquivos abaixo deste tamanho em suas bibliotecas.

Library.QueryRouteSize Padrão: 20 Esta configuração determina o tamanho da Tabela de Roteamento de Pedidos que o Shareaza manda para os hubs e ultrapeers. O tamanho é medido como 2{{box|x bits, então 2}}20 é uma tabela de 1,048,576 bits (ou 131,072 bytes). Quanto maior a tabela, menos pedidos você irá receber de arquivos que você não tem, entretanto você terá que fazer upload e manter a tabela para cada hub e ultrapeer com que você se conectar. 2{{box|20 é recomendado como um bom balanceamento.

Library.SourceExpire Padrão: 1440 m Define a quantidade de tempo para o Shareaza esperar antes de descartar fontes alternativas descobertas para arquivos na biblioteca.

Library.SourceMesh Padrão: 1 (Verdadeiro)

Library.ThumbSize Padrão: 96 Define o tamanho do quadrado de pixels para thumbnails apresentados a clientes G2 que querem ver o thumbnail remoto para um arquivo de vídeo ou imagem. 96 pixels é a configuração recomendada. As Unidades são pixels do final de um quadrado.

Library.TigerHeight Padrão: 9 Define o nível de profundidade do hashing Tiger-Tree de dados providos pelo host local para hosts remotos querendo verificar arquivos pelo Hashing Tiger-Tree. Números maiores dão dados de hashing mais detalhados, mas os dados irão tomar mais espaço no disco e, assim, levar mais tempo para transferir para clientes que os pedem. É melhor não mudar esta configuração.

Library.VirtualFiles Padrão:1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza irá omitir as tags de mp3s quando fizer o hashing de arquvios em sua biblioteca, e irá apenas anunciar e compartilhar estes arquivos virtuais com os outros. Há boas razões para configurar isto para falso, para não tirar as tags. Esta configuração, uma vez que o Shareaza seja atualizado, irá apenas ser configurável nas opções avançadas, já que no 2.1.0.0 ela era ajustável nas configurações de uploads (a configuração tirar tag metadata). ESTEJA AVISADO disto.

Library.WatchFoldersTimeout Default: 10 s (seconds)

Tocador de Mídia

Configurações do Tocador de Mídia

MediaPlayer.ShortPaths Padrão: Falso Alguns tocadores não conseguem gerenciar nomes de caminho unicode, mas funcionam com nomes de arquivos DOS (nomes de arquivo 8.3).

razacore

Estas configurações dizem respeito ao motor principal do Shareaza e sua interoperação com os outros módulos que formam a base para a aplicação.

razacore.Debug Padrão: 0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza irá mostrar informação extra de eliminação de erros na janela do Sistema conforme ele faz as operações normais. Enquanto isto pode fazer a janela mais difícil de ler conforme as coisas correm muito mais rapidamente, isto não irá afetar a operação do programa ou a longevidade de tempo conectado de qualquer modo a menos que combinado com a opção abaixo.

razacore.DebugLog Padrão: 0 (Falso) Se verdadeiro, o Shareaza irá logar todos os eventos que ocorrem em um arquivo de log chamado "shareaza.log" na pasta de dados que normalmente está aqui "C:\Documents and Settings\[nome do usuário do Windows]\Application Data\Shareaza\Data". Esta opção descarrega uma grande quantidade de dados no arquvio, então ele pode crescer e ficar bem grande muito rapidamente. É recomendado que esta opção permaneça desabilitada a menos que informação para resolver problemas esteja sendo coletada por uma razão específica. O log está (principalmente) codificado UTF-16, algumas porções são UTF-8.

razacore.DiskSpaceStop Padrão: 25 M Não preenche o disco rígido inteiro: pausa os downloads neste ponto.

razacore.DiskSpaceWarning Padrão: 500 M Quando o Shareaza inicia ele irá checar para se certificar de que você tem X quantidade de espaço livre e se não ele mostra um aviso.

razacore.HashIntegrity Padrão: 1 (Verdadeiro)

razacore.MaxDebugLogSize Padrão: 10 MB

razacore.MinTransfersRest Padrão: 15 ms

razacore.UpdateCheck Padrão: 1 (Verdadeiro) Irá checar, na ocasião, se uma atualização está disponível.

Search

Estas opções configuram o comportamento das pesquisas e os resultados de pesquisa na camada da aplicação.

Search.AdvancedPanel Padrão: 1 (Verdadeiro)

Search.GeneralThrottle Padrão: 200

Search.HighlightNew Padrão: 1 (Verdadeiro) Quando estiver conduzindo uma nova pesquisa enquanto ainda estiver retendo a exibição do resultados antigos, o Shareaza irá realçar os resultados da nova pesquisa

Search.MaxPreviewLength Padrão: 20 KB Define o tamanho máximo permitido para imagens de prévias servidas para hosts remotos quando eles pedem um thumbnail para prévia.

Search.MonitorQueue Padrão: 128 Define o número máximo de pesquisas a exibir no monitor de pesquisas que rola. Esta lista se comporta de uma maneira FIFO.

Search.SchemaTypes Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, os resultados de pesquisa são filtrados baseado nas extensões de arquivo definidas em esquemas, se os esquemas não estiverem disponíveis. Esta configuração é duvidosa, pelo menos ela deve permitir organizar arquivos novos baixados na Biblioteca baseado na extensão.

Search.ShowNames Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, o Shareaza exibe nomes de clientes detectados de hosts nos resultados de pesquisa ao invés de seus endereços IP. Os endereços IP podem ainda ser vistos apontando sobre os apelidos dos hosts para ver a janela popup de ferramentas. Se falso, a janea de pesquisa não irá mostrar os nicks dos clientes que chegam em uma pesaquisa, bas mostra seus endereços ip. Isto é útil para detectar resultados de spam.

Search.SpamFilterThreshold Padrão: 20% Percentagem de acertos com características de spam necessários para marcar um arquivo para ser visto como suspeito.

Uploads

Estas opções configuram o modo como o Shareaza faz uploads e gerencia pedidos de transferência de arquivos de hosts remotos.

Uploads.AllowBackwards Padrão: 1 (Verdadeiro) Se verdadeiro, esta opção permite ao Shareaza mandar dados na ordem reversa e fazer upload para fontes que querem receber dados em ordem reversa.

Uploads.AutoClear Padrão: 0 (Falso) Se falso, o Shareaza mantém uma lista de eventos de uploads completos (para um certo número).

Uploads.ClampdownFactor Padrão: 20% A percentagem do limite total de upload reservado para cada vaga de upload (calculado pela média do máximo, dependendo da configuração).

Uploads.ClampdownFloor Padrão: 8 Kb/s Define a quantia de velocidade que uma vaga deve sustentar antes que outra vaga seja aberta. Então se você tem isto configurado para 8kb/s (1KB/s), o que significa que se alguém está baixando de você a MENOS de 1KB/s ou 8kb/s, então outra vaga será aberta e o Shareaza irá continuar fazendo isto até que você tenha todas as suas vagas abertas.

Uploads.ClearDelay Padrão: 30 s Define a quantidade de tempo que o Shareaza irá esperar antes de limpar um upload completado ou inativo da janela se a opção "AutoClear" está marcada no menu de contexto da janela Uploads da aba Transferências. Esta opção não afeta de modo algum a transferência para upload.

Uploads.DynamicPreviews Padrão: 1 (Verdadeiro)

Uploads.FreeBandwidthFactor Padrão: 15% Percentagem de Banda que tem que estar disponível antes que uma nova vaga de upload seja aberta. Relacionado a Uploads.FreeBandwidthValue. O Shareaza irá usar a condição que se tornar verdadeira primeiro.

Uploads.FreeBandwidthValue Padrão: 20 Kb/s Valor absoluto de Banda que tem que estar disponível antes que uma nova vaga de upload seja aberta. Relacionado a Uploads.FreeBandwidthFactor. O Shareaza irá usar a condição que se tornar verdadeira primeiro.

Uploads.PreviewQuality Padrão: 40% Define a qualidade das imagens de prévia exibidas para hosts remotos que requerem um thumbnail de prévia para uma imagem ou arquivo de vídeo. Números menores irão resultar em tamanhos de arquivos menores e transferências mais rápidas, mas imagens menos detalhadas.

Uploads.PreviewTransfers Default: 3 Define o número máximo de transferências alocadas para imagens de prévia exibidas para hosts remotos que requerem um thumbnail de prévia para uma imagem ou arquivo de vídeo. Aumentar este número irá permitir a mais usuários baixarem thumbnails de prévia de uma vez, mas irá aumentar o uso potencial de banda como resultado. A mesma configuração é usada para limitar a navegação da Biblioteca ao mesmo tempo.

Uploads.QueuePollMax Padrão: 120 s Define a quantidade máxima de tempo que o Shareaza irá esperar antes de derrubar um host remoto pedido se ele não mandou outro pedido de transferência de arquivo enquanto estava esperando na fila de um pedido. Configurar isto para valores maiores pode manter as posições dos pedidos abertas por mais tempo que o necessário na maioria dos casos. Configurar isto para valores menores pode não dar aos hosts tempo suficiente para mandar novamente pedidos de transferência de arquivos e pode derrubar hosts desnecessariamente da fila de pedidos.

Uploads.QueuePollMin Padrão: 45 s Define a quantidade mínima de tempo que os hosts remotos devem esperar antes de mandar um pedido de arquivo na fila sem serem derrubados da linha de pedidos. Este valor fica menor e menor conforme o host remoto se move para o começo da fila, governado pelo host local. Configurar isto para valores menores irá permitir aos hosts remotos pedir por seus lugares na fila com mais frequência, mas usa mais banda. Configurar isto para valores maiores irá forçar os hosts remotos a esperar mais antes de pedir por posições na fila ou eles serão derrubados da fila. Este valor não pode exceder o de Uploads.QueuePollMax.

Uploads.RewardQueuePercentage Padrão: 10%

Uploads.RotateChunkLimit Padrão: 1024 KB Esta configuração irá assegurar de que um usuário para o qual você está fazendo upload termine um pedaço antes que você pare de enviar para alternar para o próximo usuário. Isto permite ao outro usuário verificar aquele pedaço e, por sua vez, compartilhar o pedaço através de compartilhamento de arquivos parciais. Mudar esta configuração não é recomendado.