Troubleshoot.MultipleRouters/pt: Difference between revisions
(Inserting Template:Languages) |
m (1 revision) |
Revision as of 20:07, 20 June 2009
Languages: |
English • Deutsch • Español • Français • עברית • Italiano • Nederlands • Polski • Português • Русский • 中文(繁體) | e |
Descrição
Nós temos notado que um crescente número de usuários parece estar em uma situação onde eles estão usando dois roteadores combinados, um após o outro. Esta é uma situação que faz a configuração dos roteadores para o Shareaza um grande desafio, já que você tem que configurar dois dispositivos, certificar-se de que eles não entram em conflito um com as configurações DHCP do outro, etc.
Combinar dois roteadores um após o outro não é uma situação recomendada, por algumas razões. A maior razão é que configurar uma rede como esta não é algo que o usuário médio possa fazer sem encontrar sérios problemas.
Entretanto, há algumas razões pelas quais você pode querer fazer isto:
- Seu modem usa NAT (o que significa que ele é essencialmente uma combinação de modem/roteador) e só tem uma ou duas portas, o que não é a quantia suficiente para sua rede.
- Você ficou sem portas em seu primeiro roteador, e adquiriu outro (com ou sem internet sem fio).
Soluções
Evite comprar um segundo roteador em primeiro lugar
Ao invés disso, considere comprar um hub, switch ou ponto de acesso. (Todos os três têm a mesma funcionalidade, no que diz respeito a este guia). Ou, substitua seu velho roteador por um novo com mais portas. Isto pode não ser uma idéia muito boa financeiramente, entretanto:
- no caso de pontos de acesso, eles são usualmente tão ou mais caros do que roteadores sem fio
- Você pode considerar comprar um roteador de modo que você possa facilmente substituir seu velho se ele estragar
Então, a próxima solução pode ser atrativa:
Use seu roteador como um hub
É possível, pelo menos com alguns modelos (Linksys WRT54G family, Netgear WGR614v2, ...), usá-los como um hub, ao invés de como um roteador. Isto envolve alguns truques com as configurações (desligar DHCP), e colocar o cabo que normalmente vai em WAN nas portas regulares do PC (então você perde uma porta que você poderia usar para algo mais, infelizmente). Uma figura diz mais que mil palavras, então aqui está uma exemplo de configuração com um NetGear WGR614v2 completa aqui).
Esta é a solução recomendada! (se seu roteador a suportar).
NAT Dupla
Se nenhuma das acima funcionou para você, você tem que ajustar o port forwarding duas vezes (ou se você é sádico e decidir combinar 3 roteadores, três vezes, etc). Você deve saber o que está fazendo. Vamos considerar a seguinte situação:
- Seu endereço de Ip externo (público) é 83.15.x.53
- Você roda o Shareaza em sua porta padrão, 6346
- Nós estamos assumindo que ambos os roteadores usam a amplitude 192.168.x.x (alguns usam 10.x.x.x, outros até mesmo 172.16-30.x.x)
Primeiro, você configura seu primeiro roteador com port forwarding para algum endereço (use 192.168.0.2 por enquanto, você pode mudar isto depois). Se você já sabe que endereço o outro roteador tem, use aquele ao invés desse. Certifique-se de que ele seja estático, e de que a máscara de rede é 255.255.255.0.
Em segundo lugar, você configura seu segundo roteador, indo para sua página. Você se certifica de que os endereços que ele tem estão em uma subrede diferente da que o outro está atualmente usando (P.Ex., use 192.168.1.2), e configure o port forwarding para aquele roteador também. Então faça forward na porta 6346 TCP & UDP para 192.168.1.2, se esse é o endereço de seu PC rodando o Shareaza. Use o teste de conexão para se certificar de que tudo está OK.
Para resumir, vamos mostrar o caminho que um pacote irá seguir da internet para o Shareaza (neste exemplo): internet->~~#00FF00:83.15.x.53->192.168.0.1~~->~~#FF0000:192.168.0.2->192.168.1.1~~->192.168.1.2 Os códigos de cor mostram um dispositivo. O dispositivo verde é o primeiro roteador, e o vermelho é o segundo.
~~#FF0000:AVISO:~~ Alguns usuários reportaram problemas com o Shareaza enquanto se usa NATs duplas. É altamente recomendado que você use apenas um dispositivo de NAT em sua rede (a maioria irá suportar cerca de 200 ou mais computadores na rede, p. ex., pode dar endereços de IP àqueles computadores todos) e têm roteadores subsequentes na cadeia rodando em modo hub (se eles suportam modo hub).